domingo, 5 de julho de 2015

Mitos Egípcios


Mitos são narrativas que explicam fatos da realidade e fenômenos da natureza para explicar o que não era compreendido pelo homem, com a utilização de símbolos, personagens fictícios, deuses e heróis, baseados em fatos reais e características humanas. Qualquer história que mexa com as emoções do povo podem gerar mitos extraordinários que nada tem a ver com os fatos. A antiga sociedade egípcia teve muitos mistérios e a partir disso que foi surgindo os mitos egípcios. E agora vamos mostrar alguns, espero que gostem!

A criação do Mundo




No início do mundo existia apenas um enorme oceano (Nun) e nada mais. Desse oceano surgiu Atum, que imediatamente fez Shu (deusa do ar) e Tefnut (deus da umidade). Eles fizeram Geb (deus da terra) e Nut (deusa do céu). Geb e Nut eram os pais de Osíris, Set, Ísis e Néftis.

Ísis


Ísis era filha do deus da terra Geb e da deusa do céu Nut, seus irmãos eram Néftis, Set e Osíris (que mais tarde tornou-se seu marido e tiveram um filho chamado Hórus). Ísis queria descobrir o verdadeiro nome do deus sol Ra, e quando encontro-o dormindo e "babando" , pegou a saliva e misturou com terra para transformar em uma serpente, colocou no trajeto que Ra sempre faz, Ra foi picado pela serpente e teve que falar seu verdadeiro nome para Ísis que ganhou novos poderes e curou o deus.
Outro mito foi a morte e ressurreição de Osíris. Set tinha tinha muita inveja de seu irmão Osíris, então prendeu-o em uma caixa, colocou proxima ao rio Nilo que foi levada para longe. Ísis encontrou a caixa, mas manteve encondida. Set achou a caixa e esquarteijou seu irmão. Ísis recolheu os pedaços e usando seus poderes mágicos restaurou a vida de seu amado, só que em um submundo.

Anúbis


Anúbis é o deus egípcio dos mortos e do submundo (tarefas adquiridas, mas também teve o julgamento, ritos de passagem e as tarefas de embalsamento). Após a morte de seu tio (Osírio), Anúbis dedicou-se para trazê-lo de volta a vida através das práticas de mumificação e o grande conhecimento sobre a pós-vida, assim, foi criada a primeira múmia do Egito e do mundo. Depois, Osíris que por estar "morto-vivo" e ter uma divindade grande, toma posse dos aspectos de Anúbis que entao passa a se dedicar aos outros aspectos relacionados a morte.

A beleza da Cleópatra


A Literatura e o cinema de Shakespeare e Joseph L. Mankeiwicz fizeram eternizar a ideia de que a Cleópatra sempre foi um símbolo de beleza, encantamento e sedução. Ela era conhecida devido a sua inteligencia e carisma, porém as moedas romanas não mostram nenhuma dessas caracteristicas, pois mostram ela como homem, com nariz grande, queixo saliente e lábios finos, ou seja, uma contrariação da ideia de Shakespeare e Joseph.

Obcecados com a morte


Devido as pirâmides, múmias e deuses imponentes fez pensar que a sociedade egípcia estava preocupada com a morte, mas percebe-se que era por causa da glorificação da vida, depois de observar as inscrições dos túmulos (nesses eram mostrados referências das atividades realizadas em vida, como a pesca, caça e agricultura) e o trabalho de mumificação (forma de manter o cadáver pronto para dar continuidade na vida, mas em outro "lugar"). Então, conclui-se que a sociedade egípcia não era obcecado com a morte, e sim com a vida.

Alienígenas


A Pirâmide de Gizé que por um longo período foi a mais alta do mundo, teve uma "mãozinha" de extraterrestre, pois os egípcios não teriam capacidade para construir as pirâmides.

Segredos esgotados ou revelados


Na grande Pirâmide de Gizé, encontraram um "barco solar" no qual os especialistas dizem que o tal barco permitia que os faraós mortos fossem ajudados na batalha eterna entre deus sol Ra e Apep, o demônio da escuridão. Todas as noites, Ra levantarria as velas de seu barco solar para combater Apep e ao amanhecer ele voltaria vitorioso.

Hieróglifos


Os hieróglifos eram representações históricas, mas também seriam uma linguagem de encamentos ou maldições (que são raras, mas quando aparecem são do tipo "ele não deve ter nenhum herdeiro" ou "seus anos de vida devem ser diminuídos"). Os estudiosos acreditavam que essas representações eram ilustrações e não alfabeto, porém perceberam que não era isso em 1798, com a descoberta e tradução da Pedra de Roseta

Decoração das pirâmides


Muitas pessoas pensam que dentro das pirâmides haviam decorações com hieróglifos, mas não tinham decorações, e quando existia algum diferencial decorativo, havia pinturas diferentes.

Assassinato dos servos do faraó


Quando os faraós morriam, todos os seus servos eram mortos e enterrados com ele, mas isso ocorreu apenas duas vezes. Eram criadas estátuas para representar os servos para ajudar o faraó.

Os escravos não construíram as pirâmides


Heródoto em seu relato do século 5 a.C propôs que as pirâmides foram construidos pelos escravos, porém não foi afirmado, pois foram encontrados enterrados ao lado faraós (e os escravos não teriam a honra de serem enterrados juntos à eles), também foi descoberto grande quantidade de restos mortais de bovinos e no Egito a carne de boi era uma comida para poucos, concluindo que as pirâmides não foram construidos por escravos.

A maldição dos faraós


Tudo começou com a morte do patrocinador da expedição. Lord Carnarvon e outros membros que participaram da descoberta. Existem teorias de que fungos perigosos e gases acumulados no interior da tumba poderiam ter causado morte. 8 dos 58 presentes na descoberta da tumba morreram dentro de 12 anos. O líder da expedição e principal alvo a maldição viveu por mais de 16 anos e as outras mortes foram coincidências ou consequências naturais.

Fontes:
·         http://www.jornalciencia.com/

  


Nenhum comentário:

Postar um comentário