domingo, 5 de julho de 2015

Teocracia

Muito se debate hoje em dia sobre a teocracia. Segundo o dicionário, teocracia é a forma de governo em que a autoridade, emanada dos deuses ou de Deus, é exercida por seus representantes na terra. Ou seja, todas as ações politicas, sociais e jurídicas seguem as regras da religião.

Na Antiguidade, o exemplo mais famoso de regime teocrático é o Egito Antigo, onde o faraó governava em nome dos deuses, ele era considerado a personificação de deus na terra. Sendo assim, possuía os poderes em suas mãos e assumia diversas funções, com isso percebemos que essa sociedade dava um enorme valor a religião.

Ao contrário do que muitos acreditam, atualmente ainda existem regimes teocráticos, um exemplo disso são os Estados islâmicos. Todos os países autodeclarados Estados islâmicos tem a teocracia como sistema de governo, mesmo alguns sendo monárquicos. Há também o Vaticano, que é um Estado teocrático católico.

Vale a pena lembrar que os países que não assumem um governo teocrático, são considerados laicos. Além disso, podemos observar que em algumas democracias, existem pessoas que conseguem alcançar algum cargo politico devido à posição que elas assumem em alguma instituição religiosa.

Em uma realidade mais próxima a nossa, somos levados a pensar, se seria pior um Estado teocrático ou um Estado laico com uma sociedade teocrática. Levando em consideração todos  esses aspectos, é imprescindível que todos se conscientizem e se questionem se o governo que somos submetidos, na prática realmente está sendo exercido. 


Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário